Sensei participa de Curso de Primeiros Socorros



Toda pessoa está sujeita a sofrer um acidente a qualquer momento e em qualquer lugar, entretanto quando existe alguém com conhecimento mínimo de primeiros socorros o problema pode ser minimizado, ou até mesmo uma vida pode ser salva.

A maioria das pessoas, involuntariamente, são impulsionadas a ajudar a quem pede socorro ou passa por dificuldades, porém somente o espírito de solidariedade não basta. Logo após os acidentes, as vítimas ficam totalmente dependentes da ajuda de terceiros e o pânico toma conta de todos. Para o leigo a melhor ajuda é ligar para o bombeiro. Entretanto, em muitos casos, o tempo é insuficiente para a chegada de um socorro e a pessoa se vê obrigada a assumir a situação. Para que se possa prestar um socorro de emergência correto e eficiente é preciso conhecer muito bem as técnicas de primeiros socorros.

Alguns exemplos de atendimento imediato até a chegada da equipe especializada são: não movimentar a vítima, o que muitas vezes evita lesão cervical; evitar que a língua obstrua a respiração da vítima é importantíssimo; não molhar ferimentos com hemorragia severa auxilia na coagulação; numa suspeita de traumatismo craniano não aparente, o uso de gelo pode diminuir ou até impedir uma hemorragia interna; etc.

Pensando na segurança dos seus alunos as academias Sotália Sports e CFC, do Campeche, estão promovendo um curso completo de primeiros socorros de 40 horas, ministrado pelo bombeiro Jairdo Danezio da Costa. O curso é direcionado aos professores e profissionais que trabalham com o público dentro das academias. As equipes estão sendo preparadas para prestarem todo tipo de socorro básico, reconhecendo uma situação de emergência, sua gravidade e prestando os primeiros socorros; estabilizando e manipulando a vítima até a chegada da equipe especializada de emergência (SAMU/BOMBEIROS) que vai dar continuidade aos procedimentos. Os minutos após um acidente, principalmente as duas primeiras horas, são os mais importantes para se garantir a recuperação e/ou a sobrevivência das vítimas.

Luciana Prado – Assessora de imprensa da Academia Sotália Sports – 3237 - 2775

Texto Extraído do Jornal o Miguelito, edição de Junho de 2013.