Simbologia de cada faixa (Obi) e Significado das Cores.

Já não é preciso explicar aos praticantes de artes marciais o que é Obi, afinal todo iniciante em qualquer modalidade na arte marcial oriunda da terra do sol nascente, inicia sua jornada na faixa branca (ShiroObi, Xirô). O termo"Ô" vem de grande, o "bi" vem de beleza, graça, charme; também pode ser pequeno, miúdo ou detalhado. Então temos na cintura de um praticante, um grande detalhe, que é sua faixa, sua relevância, sua hierarquia, seu reconhecimento no grupo, na arte marcial.

A faixa nas artes marciais surgiu em 1800, algo de certa forma atual, se considerarmos que a história das artes marciais no Japão se inicia Antes de Cristo. Naquela época não havia qualquer tipo de faixa, senão com a finalidade de segurar calças e Kimonos domésticos. Hoje a faixa é para o praticante sua idade dentro do crescimento técnico e espiritual nas artes marciais.

Antigamente a diferenciação técnica era dada pelos mestres aos seus alunos através de um certificado chamado Mokuruko, uma espécie de documento do Budōkan ao praticante.

Porém, hoje, a faixa é para muitos um troféu, um tesouro de ostentação, fazendo com que quem a use, sem atenção e muito cuidado, tenha um conceito inesperado e com pouca noção profunda, diferente da realidade.

A faixa é um símbolo, que deve ser respeitado, mas o verdadeiro crescimento está dentro de você.



Branca



A faixa branca não tem graduação, MUKYU - 7º KYU, sabemos que é a cor do desprendimento na jornada da arte, ela reflete todas as outras cores. Um grande exemplo são os alpinistas, que têm sua visão ofuscada pela luminosidade da cor branca.



Essa cor de faixa indica que aquele que a usa ainda possui a ingenuidade de um noviço, e deve procurar manter a sua mente limpa, "o seu corpo está vazio". O seu mestre sabe do seu ímpeto e potencial e assim, como o fogo que precisa ter lenha constantemente para crescer, o seu mestre lhe dá estímulo, coragem para enfrentar os primeiros obstáculos. Ensina o respeito pelos outros bons costumes em relação ao meio ambiente dentro do Dōjō, equilíbrio material, pessoal e espiritual, uma boa postura, respiração correta, todos estimulados pelos rituais tradicionais. Além do desenvolvimento das capacidades psíquicas através de práticas regulares e assíduas, proporcionando maior autoconfiança e maior capacidade de concentração, um melhor conhecimento dos comportamentos individuais perante situações agressivas.


Amarela


A faixa amarela, KIIRO-OBI - 6º KYU ou ROKKU, é uma nova fase de descoberta, de encontros, nos mostra e nos expõe. Ressalta para o praticante um novo alvorecer de uma verdade nova, não apenas um ponto de partida para indagações que fugindo às dimensões corriqueiras da realidade objetiva, no suscitam indagações e reflexões que apontam outra ordem invisível, mais atuante e dinâmica de causas e de fenômenos, afinal ele não é mais um faixa branca. Temos a consciência de nos abstermos ou deixar de fazer certas coisas se desejamos progredir na estrada para a espiritualidade, entrar em uma viagem astral.

Assim como o fogo aquece aquele frio, o iniciante na arte começa a crescer, fortalecendo-se como uma criança, o conhecimento começa a aflorar. Ele tem mais iluminação, tem mais compreensão da realidade do Karatê-Dō, do que é arte marcial. Assim como o amarelo é uma cor primária (não pode ser formada pela mistura de outras cores), o praticante deve procurar manter-se puro dentro da arte, pelo menos no momento, não é vergonhoso praticarmos mais de uma arte, mas não façamos confusão.

Dia após dia fica cada vez mais fácil levar a cabo sem esforço as sugestões técnicas que são propostas ao aluno pelo seu mestre, ele também deve ser capaz de ter inspirações próprias, indispensável para seu enriquecimento interior. É como um pintor, a mão que guia o pincel no exato momento que o espírito começa a elaborar as formas. Essa graduação traz ao praticante alegria na vida, calor, força, poder mental, o seu descobrimento, vai despertar um novo desejo, mais buscas e informações, assim como um diamante bruto, ele deve procurar ser lapidado para desenvolver seu brilho, seu valor, sem ofuscar ninguém, construindo sua auto-estima nas soluções dos obstáculos que surgirão.

A cor dessa graduação mostra que o aluno deve reter conhecimento e desenvolver a luz da sabedoria e da sua criatividade, assim como o sol pacientemente proporciona ao fruto seu calor, até o amadurecer, ela também deve trazer a luz para as situações difíceis no dia a dia do aluno.

A cor amarela dessa faixa simboliza: Criatividade, conhecimento, alegria, juventude, nobreza plena.. O amarelo segundo os esotéricos está relacionado ao elemento terra, é uma cor Yang e representa o caminho para o mundo marcial. A cor amarela é uma cor que foi usada exclusivamente pelos imperadores chineses e japoneses, era uma tradição ancestral cujos fundamentos vinham sendo elaborados ao longo dos tempos.

A essência da cor amarela é uma tradição na qual o espiritual, a cultura, a religião, a filosofia e a ciência não estão separados. Por isso, hoje pode-se encontrar dentro dela elementos que correspondem ao que nós chamando de iluminação.

A essa faixa também dar-se o nome de Hoshoku.


Vermelha


A faixa vermelha, AKAOOBI - 5º KYU ou SEKISHOKU. Primeiro se aceite, tome consciência, se conheça, e depois tente mudar e se transformar naturalmente. O caminho é longo.


Se você não gosta de alguma coisa por causa da influência cultural, intelectual, tome consciência disso, e assuma que não gosta. Você não tem que ser plenamente fraterno à sua condição atual de ser. Você precisa, isto sim, é ter consciência de porquê disso, e depois, aos poucos, ir trabalhando em você mesmo para que possa ir se tornando mais tolerante, mais abrangente, mais fraterno. "Vermelho", essa cor sugere motivação atividade e vontade, ela atrai vida nova e pontos de partidas inéditos.

É cor do fogo, do entusiasmo e dos impulsos, mostrando assim que o praticante ainda deverá manter-se puro e fiel ao estilo do KARATÊ que elegeu. Ser faixa vermelha é como os raios do brilho do sol.

Essa faixa tem a forma da existência, conhecimento e bem-aventurado, essa graduação tem seu próprio tempo fixado pela energia simbólica do supremo todo e quando seu tempo se completa esta manifestação de ser vermelha é o completo do completo.

As pequenas unidades completas, ou seja, as entidades vivas, têm completa facilidade para realizar o completo, e todos os tipos de incompleto são experimentados devido ao conhecimento incompleto sobre o completo. Assim essa faixa contém parte do conhecimento completo da sabedoria do KARATÊ, o praticante deve ter cuidado e a persistência para não se deixar ser vencido por ela e desistir do caminho.

Tendo a cor do sangue o vermelho é uma energia vital máxima, uma cor Yang.  O conhecimento da faixa vermelha é uma questão de investigação. Nossa investigação é imperfeita porque averiguamos as coisas com sentidos imperfeitos. Temos que sentir e aceitar o conhecimento que é permitido.

Se conseguirmos através da disciplina do não pensamento e do silêncio, encontrar o autêntico silêncio, dentro deste silêncio nós poderemos até escutar todos os sons, todos os diálogos, sem sermos atingidos por eles.


Laranja


A faixa laranja, AKA-OBI - 4º KYU ou DAIDAIRO. Temos aqui a mistura do amarelo com o vermelho, é a representação dos dois graus anteriores, trazendo as qualidades das duas cores, temos aqui que receber o conhecimento da fonte apropriada em sucessão disciplinar que começa com o nosso treino diário, agilidade, adaptabilidade, estimulação, atração e plenitude material e espiritual.
O estudante que tomou lições do seu mestre, aceita tudo que ele diz sem o contradizer. Não se permite que o aluno aceite uma parte do ensino e não aceite outra. É uma cor com simbolismo daquilo que o praticante deve buscar: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade  e tolerância.

Não temos que aceitar a arte sem interpretações, sem supressões e sem nossa própria participação caprichosa no assunto. A faixa laranja deve ser tomada como a apresentação mais perfeita do conhecimento no KARATÊ. A cor da comunicação, do calor afetivo, do equilíbrio, da confiança e segurança. As palavras faladas pelo praticante nessa fase são diferentes, ele acredita que tudo é possível, pois é a cor do estímulo, do otimismo, da generosidade, e pode proporcionar informações perfeitas do conhecimento todo penetrante. Temos o praticante com energias renovadas e com vontade de vitórias. O laranja está entre o elemento terra e fogo, carrega um pouco das características dos dois elementos, é uma cor YANG, que torna-se sujeito às leis da natureza espiritual. O praticante nessa fase deve portanto, ser inteligente o bastante para saber que não é o único proprietário de tudo no universo, ninguém é proprietário de nada. Devemos apenas aceitar as coisas que a arte nos reserva como nossa cota. Há muitas coisas e exemplos dados de como nós devemos utilizar estas coisas que nos são reservadas no caminho das artes marciais. E o nosso destino chama-se o céu SANĀTANA, o céu espiritual.

O "iluminado" por essa graduação pensa, sente fome, trabalha, faz coisas e tem sentimentos. Já que o seu pensamento é consequência de uma serenidade interior, sua emoção e seus sentimentos vêm da autêntica consciência interior.


Verde


A faixa verde, MIDORI-OBI - 3º KYU ou AOGURU. No conceito de muitos ela representa a esperança e a fé, uma cor extremamente forte, harmoniosa e calmamente, temos o equilíbrio. Neste mundo o homem não está destinado a afanar-se como porco. Ele deve ser inteligente o bastante para realizar a importância da vida humana e recusar-se a agir como um animal ordinário.


Verde é uma cor que vem depois das cores fortes e quentes, temos a impressão de que estamos em um lugar de descanso, estamos em um grande oásis, após percorrermos por algum tempo no deserto e deixarmos toda a poeira para trás. Nessa fase o praticante deve realizar seus objetivos, e esta direção é dada no crescimento adquirido e esta essência é dada na representação da esperança. Uma cor representativa das energias da natureza. Devemos procurar desenvolver nossas sensibilidades, se comunicar com a natureza interna e externa de cada um de nós mesmos. Os animais podem matar outros animais vivos que não estarão incorrendo em pecado, mas se um homem mata um animal para satisfação pessoal, ele deve ser responsável por violar as leis da natureza, o verde é natureza, também podemos encontrar o verde na medicina natural, nesse grau o praticante descobre que a união das coisas está na sua essência e não nos seus fragmentos. Está no seu princípio, não no seu fim. Buscar a união das partes, o encontro e a convergência das coisas na sua essência, e não nos seus fins. Não procura unificar as coisas nos detalhes, mas nas suas raízes. Procura ver e aceitar uma grande árvore, com suas centenas de ramos. Na qual cada galho tem um tamanho, tem uma espessura, um formato e uma quantidade de folhas diferente do outro.

Um faixa verde não procura separar os galhos iguais, nem tanto consertá-los para que tenham todos a mesma quantidade e a mesma aparência. Deixa cada folha ter seu tamanho, permite que cada galho tenha sua espessura, extensão e características próprias. Sabe que toda biodiversidade tem uma só origem, uma raiz, da qual todos vieram, uma única semente. Ter a consciência dessa semente é ter a consciência da essência das coisas.


Roxa


A faixa roxa, MURASAKI-OBI - 02º KYU ou MURASAKAIIRRO. Passemos agora ao exame da origem da cor roxa, é a mistura do vermelho e do azul, é um dos oito níveis da consciência espiritual do praticante. Os cinco primeiros foram: a consciência raiz de visão - branca, audição - amarela, paladar - vermelho, tato - laranja, olfato - verde. A roxa é a sexta consciência, a faculdade conceitual que distingue e classifica todos os dados dos sentidos: é o que chamamos de intelecto.


A faixa roxa, ou violeta, reflete santidade, pureza, humanidade, submissão e dedicação, produz conceitos como auto-estima, respeito próprio e dignidade. Assim como as práticas religiosas nos aproximam do absoluto, a faixa roxa aproxima o praticante do término da primeira fase de suas graduações. O grande caminho é abrangente e não pode ser abandonado, ele abrange todas as coisas, e não abandona porque está em todas as coisas. Está tanto nas coisas nobres (como nós julgamos), quanto está nas coisas mais desprezíveis (como nós julgamos). Aqueles que chegam nesse nível procuram, e encontram, viver simultaneamente o vazio e a forma. Procura encontrar ao mesmo tempo o silêncio e o som, enxergar o que tem forma e o que não tem forma alguma. Ele procura escutar o audível e o inaudível, tenta pensar e não pensar ao mesmo tempo. Procura a um só tempo, ter a ideia e não ter qualquer ideia.

Quanto menos elementos o praticante tiver nessa fase, mais próximo está da unidade da síntese. E dessa maneira ele pode olhar para todos os segmentos da vida com a mesma ótica, com o mesmo fundamento interior, essa graduação nos leva a encontrar novos caminhos, elevar nossa intuição espiritual, é como uma estrada, o caminho de realização, e essa estrada só exite quando o praticante caminha por ela. Se uma estrada não é percorrida por ninguém ela desaparece. Por isso a tradição do praticante é mantida. Mesmo que o caminho como absoluto exista sempre, independentemente da compreensão ou da conscientização, para nós vivermos aqui é importante vivê-lo. Então, um caminho existe quando é vivido.

Para vivê-lo, existe o ato de caminhar, existe a prática, a vivência. Ser faixa roxa é ser isso, faz apenas o que deve ser feito. Porque sua consciência e seu espírito caminham juntos com o tempo, o espaço e os seres, ele não morre. Permanece e é chamado imortal.


Marrom


A faixa marrom, CHAKASHOKU-OBI - 01º KYU ou HITOTSU-KYU. Durante nove meses um feto cresce e quando está pronto nasce. Quando o cordão umbilical é cortado, o bebê para de receber a energia vital e os nutrientes da mãe.

Ele começa a respirar e trazer a energia contida no ar para dentro do seu corpo. Passa a se alimentar e a extrair e absorver a energia dos alimentos. Desde então todos seguimos respirando e nos alimentando para captar essa energia. Assim também é o praticante que chegou a essa fase, o universo da energia, o espírito SHEN, a solidificação, a robustes, a observância de todas as disciplinas, a uniformidade conquistada. O praticante e o seu professor se unem definitivamente no caminho das artes marciais, para chegar a esse nível o aluno amadureceu e o seu processo de aprendiz está quase completo. Essa cor é a mistura do preto com o vermelho, simbolizando os aspectos técnicos e espirituais, o aluno está seguro e confiante em sua jornada, portanto sua devoção torna-se um exercício de humildade, é onde se aplica todo o conhecimento adquirido.

Há que reverenciar as divindades personalizadas e as divindades não personalizadas, as divindades que estão na essência de cada pessoa. É certo que o praticante precisa redescobrir o sagrado dentre dele mesmo. Mas para tal é necessário três tesouros fundamentais para brilhar o BUSHIDŌ: humildade, afetividade e simplicidade. O praticante adotou no dia-a-dia uma postura menos arrogante, não complica mais as coisas, trata os outros com mais afeto, reconhecendo suas capacidades e dificuldades, respeitando tudo e reverenciando humildemente a vida, a transformação própria e o caminho individual. É preciso que diariamente ele sente-se, medite, ouça palavras sábias, estude bons textos e se inspire nos mais sábios. O praticante iluminado é como um incenso que acendeu. Ele transcende a forma e passa a ser "respirado" por todos. Enquanto ele está vivo, encarnado, é como o aroma daquele palito de incenso ainda acesso. Então quem está perto dele sente-o mais, quem está mais distante sente-o menos. Mas de qualquer maneira, ele emana sua força, sua luz, sua consciência.


Preta


A faixa preta, KURO-OBI, KOKUSHOKU - 01º DAN, FUTATSU-DAN. Estamos diante da graduação faixa preta, temos a falta de todas as cores para formá-la. É a cor com mais evidência, para neutralizar a cor preta é a cor branca. Voltamos ao principio de tudo.

Há muitos anos passei no caminho que você pretende trilhar e, entre outras coisas, percebi que o KARATÊ sem meditação ou sem sua filosofia, é como uma árvore que não dá frutos e que com o tempo seca, por não ter de onde retirar seu alimento.

O conselho que lhe dou é para que você sempre esteja em harmonia consigo mesmo, relembre dos seus sacrifícios e tudo o que você construiu até hoje para alcançar este grau que ora você se aproxima, perceba assim que a faixa preta é apena o reinício, como vimos na parábola acima.

Neste recomeço será necessário muita meditação e reflexão, ela lhe iluminará o caminho e vai levá-lo seguro ao abrigo da verdade. Através da reflexão diária você deve contemplar as suas próprias qualidades e suas deficiências, e assim você descobrirá como fortalecer as primeiras e diminuir as segundas. Verá que você é apenas aquilo que você fez a você mesmo. Bem como, se você analisar as suas relações pessoais irá descobrir quais serão os seus deveres para com todos e a direção que deverá tomar quando atingir o seu objetivo.

Nas suas meditações, às vezes você poderá sentir-se muito só, mas lembre-se que mesmo assim estará sempre se encontrando, e quanto mais você forçar este diálogo consigo mesmo, mais você entrará dentro do seu próprio ser e menor será a ansiedade e a solidão.

Estabeleça com honestidade e justiça os princípios da sua ação, e procure agir sempre com serenidade e de acordo com eles, sendo inflexível neste caminho.

Ignore o desânimo, e se o ânimo faltar apele para a razão. Quando a paciência quiser abandoná-lo, chame pela esperança e pela compreensão, e sem humilhar-se desenvolva sempre a humildade, mas nunca se orgulhe da própria sabedoria ou capacidade. Porque nada cega mais do que a vaidade, o orgulho e a ganância. A sabedoria manifesta-se externamente sob o nome de boa conduta, e é ela quem cuidará para que não deixe atrás de você más recordações.

O presente é construído pelo que você fez no passado, isso foi o que restou dos dias que se passaram, seus dias não voltam mais. Perceba que o seu futuro está sendo edificado por aquilo que você está construindo no presente. Portanto o que você resolveu fazer, faça com muita meditação, mas também com muita ação para que, a ociosidade não seja a razão da carência e das dores futuras.

Afaste a timidez e os maus pensamentos, e nunca guarde rancor de ninguém. Aquele em que o ódio e a malícia aninham-se no coração não tem descanso. Não sente amor pelo bem, e pensa que os outros também têm os mesmos sentimentos.

Saiba que exercitando a sua mente no estudo, na meditação e o corpo na ação, você conserva a saúde de ambos.

Empenhe-se sempre em ser o primeiro, mas não inveje os méritos dos outros, pelo contrário, procure melhorar seus próprios talentos. Nunca procure perigos, mas se eles surgirem, não fuja mesquinhamente diante deles.

Considere sempre com gratidão todos que o ajudaram. Pois assim como um rio derrama suas águas do mar, o coração do aluno não deve jamais esquecer de seus professores.

Porém não aceite nada que só dependa da experiência de outra pessoa, porque não existe um caminho ideal nem igual para todos. Depois de investigar, acredite só naquilo que você mesmo já testou e achou razoável, e que seria para o seu próprio bem e para o bem dos outros, porque nós devemos avaliar as coisas sérias, e não apenas confiar num "guru".

Algumas vezes surge uma pergunta: "Quanto tempo você leva para obter a faixa preta?" Eu sempre fiquei em dúvida para responder com exatidão a esta questão. Considero que, quem faz tal pergunta sente-se ingenuamente atraído pela beleza da árvore, buscando uma maneira mais fácil de alcançar o fruto, e isto coloca uma dificuldade ainda maior na sua conquista.

O que geralmente penso é que essa pessoa não ficaria feliz com a minha resposta. Ainda porque os conceitos gerais sobre "O que representa uma faixa preta" não seriam facilmente entendido e este seria um assunto um tanto longo para ser discutido.

Frequentemente retorno a pergunta da seguinte forma: "Para que você quer obter a faixa preta?" Embora muitas pessoas não saibam responder-me, sei que poderia ser para usá-la como símbolo de poder, de competência, o orgulho pessoal. Ou... trabalho duro. Mas como saber? Ora, observe seus alunos!

Algum dia, quem sabe quando, a faixa preta chegará. Não é fácil, pode levar cinco anos, pode levar dez anos. Talvez você nunca consiga.

Quando se compreende que a faixa preta não é tão importante quanto a prática em si, provavelmente você estará no caminho certo para a sua real conquista. Quando você compreender que não importa quanto tempo ou quão duro você der e que há uma vida inteira de estudos e prática à sua frente até a morte, você provavelmente estará chegando perto da faixa preta. Seja qual for o nível que você obtenha, se você achar que "merece" uma faixa preta ou se achar que você agora é "bom o bastante" para ser um faixa preta, estará fora do caminho e, sem dúvida, muito distante de alcançá-la.

Treine duro, seja humilde, não se exiba diante de ninguém, não reclame de nenhum encargo e dê o melhor de si mesmo em tudo em sua vida. Este é o significado de ser um faixa preta.

Ser autoconfiante demais, e exibir suas habilidades, ser competitivo, desprezar os outros, demonstrar falta de respeito e escolher aquilo que faz ou não faz, acreditando que alguns trabalhos são indignos de você, caracterizam o aluno que nunca obtém a faixa preta.

Aquilo que alguns vestem ao redor da cintura não passa de uma peça de comércio comprada em alguma loja de artigos para artes marciais.

A verdadeira faixa preta é a faixa branca do principiante tingida de preto pela cor do seu sangue e de seu suor.

Em meus anos de ensino notei que os alunos que estão apenas preocupados em obter graduações, desanimam facilmente assim que percebem que é mais difícil do que esperavam. Alunos que vêm apenas pela prática, sem preocupações com o nível ou promoções, sempre se saem bem. Não são oprimidos por objetivos superficiais ou irreais.

Há uma história famosa sobre YAGYU MATAJURO, que era filho da famosa familia YAGYU de espadachins do século XVII, no Japão Feudal. Ele foi expulso de casa por falta de potencial e talento e buscou a instrução do mestre TSUKAHARA BOKUDEN, na esperança de dominar a arte da espada e reaver a sua posição na família. Em sua entrevista inicial  MATAJURO perguntou a TSUKAHARA BOKUDEN: "Quanto tempo levará para que eu domine a espada?"  BOKUDEN respondeu: "Cerca de 5 anos, se você treinar muito duro."  "E se eu treinar duas vezes mais duro, quanto tempo levará"? perguntou MATAJURO. "Nesse caso, dez anos", replicou BOKUDEN.

A história acima reflete o que sempre digo, isto é: não tenha a preguiça, mas também não tenha pressa.

Você deve concentrar sua energia na prática. Focalizar seu treinamento para obter a faixa preta, isto é simplesmente querer enganar a sua própria mente de conduzir-se ao fracasso.

Muitos até tentam esquecer dos graus completamente. Dizem que a si mesmos e aos outros que nunca a alcançarão. Permitindo desta forma que a ideia fique no fundo da sua mente, continuam sempre atados a sua faixa preta.

Você pode simplesmente se concentrar no treinamento sem desejo de nada mais. Você irá com tempo compreender que a sua faixa preta não é nada mais do que um reconhecimento, que talvez quando chegar.. você no início sinta que não a merece.

Você deve compreender também que, embora preencha todos os requisitos, o número certo de técnicas, todas as formalidades, e tendo acumulado o número apropriado de horas de treino, pode ainda não estar qualificado para ser um faixa preta. Obtê-la não é uma entidade quantitativa que se possa medir ou pesar, como comprar um artigo de luxo. Sua faixa preta está relacionada com o esforço, caráter, respeito, humildade, serenidade. Como você se conduz dentro e fora do Dōjō, sua atitude para com o seu professor e para com os colegas, seus objetivos na vida, como você lida com os obstáculos na vida e como persevera no treinamento, são essas condições importante para a obtenção da faixa preta.

Quando você se tornar um exemplo para outros alunos, finalmente alcançará o status da faixa preta. No DŌJŌ suas responsabilidades serão maiores do que a dos alunos regulares e você se tornará responsável mais do que os estudantes menos graduados.Como você deve focalizar o seu treinamento? Sob o ponto de vista real, sem ilusões com um amadurecimento.

Com frequência as pessoas não procuram por objetivos reais, mas sim por sonhos, fantasias e ilusões. Por isso vemos tantos serem enganados por falsos "Mestres". Às vezes até parece que gostam de sê-lo. Você quer se superar nas artes marciais como forma de se desenvolver e desenvolver sua vida ou está motivado pelo último filme de artes marciais que viu? Sua prática é motivada por um forte desejo de se iluminar? Ou você quer simplesmente imitar os astros do filme?

Embora você possa achar graça algumas pessoas, quando perguntado o porque desejam treinar KARATÊ, respondem ao nosso questionário inicial dizendo que querem ser como aquele herói de tal filme de artes marciais. É bom que todos tenhamos nossos heróis, modelos e sonhos, mas temos que saber separar as fantasias da realidade para que o nosso treinamento seja significativo e bem direcionado.

Treinar KARATÊ nada tem a ver com faixas, não é simplesmente brincar com as nossas fantasias. O KARATÊ se relaciona com a própria vida e a morte. "Quando o KARATÊ entra em cena, tudo se transforma numa questão de vida ou morte". Não somente a forma como nos protegemos em uma situação de perigo, mas também como protegemos a vida dos outros. É isto o que o verdadeiro faixa preta deve compreender dentro de si mesmo. Numa situação real, ele não é ninguém, a não ser ele mesmo, e é sua prática que conduzirá à segurança, à iluminação e também para dentro da sua verdadeira identidade, seu eu real. Esta é a essência de treinar artes marciais.

Para isso devemos compreender que teremos que fazer sacrifícios e concessões em nossas vidas para continuar com nosso treinamento.

Somente quando você finalmente para de pensar em graus, faixas, troféus, fama, dinheiro e na maestria em si mesma, você obterá aquilo que realmente importa no treinamento. Seja humilde, seja gentil. Cuide dos outros e coloque todos à sua frente.

Estudar artes marciais é estudar a si próprio - sua própria identidade. Nada tem a ver com faixa.

O título de faixa preta é concedido por várias razões, não apenas por habilidades técnicas. Só porque uma pessoa recebe um certo grau, não significa que ele ou ela conseguiu o respectivo nível de habilidade naquele momento.Significa que a pessoa está no limiar e crescerá naquele nível com a pressão da responsabilidade que adquiriu.

É obvio que, receber promoção a qualquer nível de YUDANSHA, pressupõe-se a existência de certa competência técnica, mas somente isso não é suficiente.

Apenas gastar seu tempo treinando não faz sentido. A qualidade e intensidade de seu treinamento, as descobertas que você faz a cada dia, são significativas. Você deve treinar duramente e descobrir a resposta por si mesmo.

(THORA)

Eu não tenho nenhum tipo de faixa, qualquer que ela seja. A faixa é apenas um tipo de certificado. Para que ela serve?

A menos que você possa e saiba como fazer, a faixa não quer dizer nada. Eu acho que ela deve ser usada apenas para segurar suas calças, pois para isso é que ela foi feita.

(BRUCE LEE)