O Dōjō-Kun.

Quando falamos em Dōjō-Kun pensamos logo no mais usado dentro dos Dōjōs, criado pelo mestre Hitoshi Shima. O mestre Shima, também foi o criador do ideograma Karatê-Dō tão usado hoje em dia nas pesquisas das aptidões de crescimento marcial e espiritual que define, não somente o êxito de quem pode ensinar, mas também a maneira pela qual se chega ao Dōjō-Kun.

Isso exige uma discussão das experiências de cada aluno, que devem ser dirigidas não só com acuidade psicológica, como também com conhecimentos teóricos e oriundos da interpretação de uma experiência bem longa. Não há diferença entre os Dōjō-Kun, o que há é o Zen de cada criador, suas doutrinas de índole religiosa, filosófica e mística. O Dōjō-Kun é a "consciência" cotidiana, e essa "consciência" não é outra coisa senão "dormir quando se tem sono e comer quando se tem fome".

Quando refletimos sobre as várias formas de Dōjō-Kun deliberamos, conceptualizamos. O nosso inconsciente primário se perde e surge o pensamento.

Já não comemos quando comemos, nem dormimos quando dormimos.

No nosso imaginário dispara-se uma flecha, mas ela não se dirige diretamente ao alvo e este não move-se do lugar.

Cabe-me tentar aqui, explicar porque dediquei-me ao estudo do Dōjō-Kun, a fim de facilitar seu ensino.

A muito tempo, animado por um misterioso impulso, ocupava-me com o estudo do misticismo, não obstante vivia numa época que demonstrava pouco interesse por tais inquietações. Mas apesar de todos os meus esforços, sempre tive consciência de que não poderia aprender os ensinamentos místicos de um ponto de vista externo. Eu era capaz, é verdade, de compreender o que se pode chamar de fenômeno místico primário. Mas não me era possível transpor o círculo que, como uma alta muralha, cerca o mistério. Com o Dōjō-Kun estudado, avaliado, pensado, analisado, fui instruído pelo mestre, Paulo Sotufo, durante quase seis anos.

Suas lições ofereceram muitos enigmas, nada mais posso fazer além de relatar com esses detalhes todos os obstáculos que tive que vencer e todas as inibições que fui obrigado a superar antes de conseguir penetrar no espírito da doutrina Magna que é o Dōjō-Kun.