Graduações de Faixas (Obis) ou Cinturões de Kimonos (Karatê-Gi).

Não é o homem praticante que faz a técnica, e sim a técnica que faz o homem praticante.

Toda arte marcial oriunda do Japão ou da ilha de Okinawa, tem e apresenta diversas formas de graduações, títulos e classificações. O sistema vigente de graduações de faixas (Obis) coloridas é o mais difundido e aceito. Antes muitos métodos eram usados para qualificar e marcar os níveis dos praticantes.

Alguns estilos ou métodos recorriam a três formas de graduações para seus alunos:

1)Shodan Hitotsudan: Significando que o praticante havia adquirido o status de iniciante, foi aceito no Dōjō.

2)Tiudan: O significado dessa graduação definia o nível médio do praticante. Nessa fase o indivíduo estava seriamente comprometido com sua aprendizagem, escola (Gacco) e seu mestre.

3)Jodan: Era a graduação mais alta. Significava que o praticante havia sido aceito definitivamente no Okuden (escola), no método, sistema e tradições secretas das artes marciais. Tais como Shiatsu, Hobokushi, Kiai, Daitokru, Chadō e outras mais (Zanshin, Tai-Sabaki e Ibuki).

Caso o praticante permanecesse por mais de uma década sobre a tutela do mesmo mestre, demonstrando interesse e dedicação, recebia o Menkio, que era uma autorização para o aluno representar o seu mestre e ensinar o estilo. Caso o seu mestre morresse, o mestre seria ele, com o nome de Waka, o sucessor.

Aquele que recebia essa licença ou autorização podia ter diferentes denominações como: Sensei, Shiran ou Kyōshi, isso dependia do sistema em particular. A licença ou autorização definitiva que podia outorgar acima do Menkio, era o certificado de Kaiden, que o aluno recebia quando havia completado integralmente o aprendizado do estilo ou do método.

O sistema atual que rege a maioria das artes marciais, principalmente de origem japonesa, usa Kyu e Dan. Essa metodologia, criada pelo grande mestre Jigoro Kano, grande educador e criador do Judō tradicional, vem da visão de Kano de que havia necessidade de estímulos imediatos ao praticante quando este inicia nas artes marciais. A ansiedade desse tipo de praticante não pode ser saciada por objetivos a longo prazo. Foi pensando nisso que criou também o Kudokan, o templo mundial do Judō.

No Karatê-Dō, tradicional ou interestilos, as faixas e graduações ficaram assim: