Pré-Katas e Katas.

Introdução:

Para falarmos, ou avaliarmos um praticante de artes marciais, que é um processo constante de investigação, precisamos entender um pouco o que é Katas.

Vivemos tempos  difíceis para qualquer modalidade que tem sua formação marcial e espiritual no Dō, a grande vereda. O Mundo de hoje, globalizado  voltado para o imediatismo, voltado para as lutas mistas, tem se afastado muito dos praticantes da prática de  Katas.

Nós professores e mestres que somos, ficamos sem saber o que fazer, já que nossos alunos são seres humanos com personalidades distintas, e por isso, precisam ser respeitados. Em cada momento do seu desenvolvimento um ser vivo, seu aluno ou nossos alunos, constitui uma unidade funcional, o que quer dizer que suas capacidades de reação são ajustadas às suas necessidades.

Não é possível conhecer o aluno se separarmos aquilo que ele é daquilo virá a  ser.


É importante, do ponto de vista teórico e mesmo prático, não isolar demasiadamente a psicologia do praticante, mas ligá-la a psicologia do seu mestre em proveito de ambos.

A vida de qualquer pessoa é fruto de suas escolhas. Na atualidade as artes marciais são praticadas por diferentes razões que incluem, esporte, saúde, desenvolvimento pessoal e em sociedade disciplinar. A mente forja o caráter e o crescimento da auto confiança, por isso não podemos abandonar a prática dos Katas.

O compartilhar das aspirações e sentimentos mais íntimos dos nossos alunos, obtemos como respostas o conforto e a sinergia de convicções e valores.

Como sabemos o Kata é um elemento essencial do Karatê-Dō e do Carateca, é uma das suas partes mais importantes.

Para termos uma boa dose de luta é necessário conhecermos os Katas. Katas significa agrupamentos de formas e é como designa-se; sendo também o início e o fim das artes marciais.

Cada Kata é uma sequência de Karatê, Judō, Taikondō, Muay-Tai, Kung Fu, ou outra modalidade que tenha como sua base o Kata.

Cada Kata contém todas as técnicas dos velhos mestres, homens espirituais. Que estudaram a fundo as antigas técnicas usadas, percebemos que o que foi ensinado no passado é o que vivemos agora no presente.

Entre todas as artes de combate o Karatê é a única que usa acessórios especiais.

Conseguimos perceber o nosso desenvolvimento e o progresso à medida que o praticamos. É no Kata que devemos colocar toda a nossa força, não só a física mas principalmente a força espiritual.

A prática do Kata tem como objetivo preparar o praticante para enfrentar de oito a dez adversários em um combate real. Nos primórdios o Kata era visto como uma única forma de obter progresso no Karatê, mas, o antagonismo dos adversários, conseguiu desenvolver uma nova adjunção de combate livre, fazemos o sistema moderno de competições.

Nos Katas estão contidas todas as técnicas do Karatê moderno, fazendo descobrir em si mesmo uma fonte de possibilidades incríveis.

Os Katas nos passam a impressão de um combate real, coagindo-nos  a bloquear, esquivar, mudar as direções, bater de mãos fechadas e pés encadeados, saltar por cima dos ataques, etc. Geralmente durante um Kata, caso aplicado num combate real, certos bloqueios são lentos.