Significado dos KATAS no estilo SHŌTOKAN.

Faremos agora uma apresentação do significado dos Katas.

Temos 21 Katas diferentes, cada qual com suas características próprias e foco diferenciado.

Conhecendo o significado de cada um deles podemos compreendê-los melhor.


TAIKYOKU: Este representa na verdade seis Pré-Katas. É focado nos iniciantes, já que é uma forma fácil de KATA para ser aprendida. Consiste em bloqueios e ataques mais úteis na prática das técnicas básicas.

Quando praticado com regularidade resulta no desenvolvimento do equilíbrio do corpo e na estável habilidade para suportar o corpo corretamente.

As posições HEIKO-DAICHI, ZENKUTSU-DACHI, KEBA-DACHI e KOKUTSU-DAICHI, aperfeiçoam-se com esse KATA.

TA: outro ou outros, também muito numerosa. TAI: corpo, estilo, contrário ou forma. TAIKYO: evacuação, abandono. TAIKYOKU: a criação.

HEIAN: Há cinco formas de HEIAN, contendo uma grande variedade de técnicas onde quase todas relacionadas às posturas básicas. Alguém que tenha aprendido estas cinco formas pode estar seguro que é capaz de defender-se com muita habilidade na maioria das situações. O significado do nome deve ser levado em consideração neste contexto. Observa-se que as formas indicadas aqui como SHODAN, primeira, e NIDAN, segunda, estão inversas em sua relação tradicional.

Esta mudança foi introduzida após considerar seus vários pontos de dificuldade e facilidade para ensinamento. HEI cumprimento ou saudação, AN concepção. HEIAN, a mente tranquila.

TEKKI: O nome refere-se à característica distinta deste KATA, que é sua postura KEBA-DACHA, como montar a cavalo. Nesse KATA as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro. TEKKI, andar a cavalo.

BASSAI-DAI: Esta forma de KATA contém repetidas mudanças dos braços de bloqueio, movimentos que representam a sensibilidade para alterar uma posição de desvantagem para uma vantajosa, uma sensação que sugere uma determinação, como se fosse aquela necessária para invadir a fortaleza do inimigo. BA lugar, local ou solo. SAI, habilidade, aptidão ou talento. DAI, largo grande, vasto ou numeroso. BASSAI-DAI entrar em uma fortaleza.

BASSAI-SHŌ: A diferença mais marcante entre o primeiro e o segundo KATA é que, sem jamais sair do seu foco, tudo nele é concreto e prático. A dimensão desse KATA não passará despercebida pelo praticante atento, obrigando-o, certamente a refletir sobre o enredo da invasão à fortaleza do inimigo. SHŌ, começo, início, começar ou realizar. BASSAI-SHŌ, começar a entrar na fortaleza.

KANKŪ-DAILE: O nome deste KATA derivou-se originariamente do mesmo introduzido por KU_SHANKU, integrante do exército chinês, o nome refere-se ao primeiro movimento do Kata, no qual levantam-se as mãos e olha-se para o céu. KA, adequado, apropriado ou bom. KAN, intuição, instinto ou pressentimento. KU, ar, céu ou firmamento. DAI largo ou vasto.

KANKŪ-SHŌ: O nome deste KATA é originário da região de SHURI, daí o estilo SHURI-TÊ da ilha de OKINAWA. Segundo os anais da história é um dos primeiros KATAS a serem divulgados e praticados naquela ilha. KO-SHOKUN, não se sabe quando nasceu, mas morreu em 1761, conhecido também como KUSHANSKU, KUSANKU, KONG-SUKUN e KOUH-SHANG-KOUH. Era chinês, um SIFU de WU-SHU, que imigrou em 1756 para a ilha de OKINAWA onde serviu como adido militar. Está registrado que em 1761 ele apresentou o Boxe Chinês e técnicas de luta a um grupo de pessoas que ficaram encantadas, em OKINAWA.

ENPI: A movimentação característica deste KATA é o ataque a um nível mais acima do solo. Na sequência segura-se o oponente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o voo rápido e ágil da andorinha. EN,círculo, com alusão ao voo da andorinha. Esse Kata é praticado pela escola SHOTOKAN-RYU, similar ao WAN-SHU, sendo este último o nome original que quer dizer voo da andorinha.

JION: Este é o nome original e tem aparecido frequentemente na literatura chinesa desde os tempos antigos. O JIONJI é um famoso velho templo budista, de um santo budista bastante conhecido chamado JION. O nome sugere que o KATA tenha sido introduzido por alguém identificado com o templo JION, assim como o nome SHORIN-JI-KEMPO deriva de uma relação com o templo SHORIN.
JI, letra ou ideograma. ON dever de gratidão.

HANGETSU: Nos movimentos para frente neste KATA são descritos semicírculos com as mãos e os pés de maneira característica, sendo seu nome derivado deste fato. O nome antigo deste KATA era SEI-SHAN. HA, asa, flutuação, equilíbrio, também o gume ou lâmina de uma faca ou espada, a própria região do corte. HAN, metade ou meio. AN refúgio ou retiro. GE, último volume. TSU, porto ou ancoradouro. HANGETSU, meia lua.

GANKAKU: A característica deste KATA é a postura em uma só perna que ocorre repetidamente. Representa a visão esplêndida de uma garça pousada em total equilíbrio em uma pedra, prestes a lançar-se sobre sua vítima. Esse KARA, faz parte do quadro de KATA do SHOTOKAN-RYU, também significa o grou sobre a rocha. O seu antigo nome é CHIN-TO. GAN, olho, como alusão a visão da garça e KAKU, canto ou ângulo. GANKAKA, a garça pousada na pedra.

JUTTÊ ou JITTÊ: As formas remanescentes pertencem ao estilo SHOREI, os movimentos são um tanto mais pesados quando comparados àqueles do estilo SHORIN. Este KATA é originário da região de TOMARI, TOMARI-TÊ, da ilha de OKINAWA e praticado por diversas escolas de KARATÊ-DŌ, como: SHITO-RYU, WADO-RYU, SHOTOKAN-RYU, etc. Também é o nome de uma arma mortal, com alça. JU, dez. TÊ, mãos ou braços. As posturas deste KATA são bastante audazes. Proporcionam um bom condicionamento físico, embora sejam difíceis para iniciantes. O nome JUTTÊ sugere que alguém que tenha aprendido este KATA tão eficiente como dez homens de uma só vez. Quer dizer também mãos do templo. JUTTÊ, as dez mãos.

JIIN: Tem sua origem na região da TOMARI. TOMARI-TÊ, da ilha de OKINAWA. É um KATA praticado por várias escolas, como: SANKU-KAI, WADO-RYU, SHOTOKAN-RYU, etc. JIIN, amor e proteção.

NIJŪSHI HŌ: Este KATA é originário da região de TOMARI, TOMARI-TÊ, da ilha de OKINAWA. Este KATA é uma variação do NISEISHI KATA, é praticado por várias escolas. NI, dois. NIJŪ, vinte. SHI, quatro. HŌ, método ou sistema. NIJŪSHI HŌ, vinte quatro passos.

SOSHIN: Este KATA é originário da região de NAHA, NAHATÊ, da ilha de OKINAWA. É praticado por várias escolas, SHOTOKAN-KAY, WADO-RYU, SHOTOKAN-RYU. SO, antepassado ou fundador. SHIN, divindade, honestidade, pensamento ou fé. SOSHIN, divindade protetora da vila.

MEIKYO: Este é um KATA muito misterioso, presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que o mestre FUNAKOSHI tenha introduzido o KARATÊ de OKINAWA no Japão. Há mesmo uma lenda japonesa a respeito de AMERASTSU, a deusa do sol, ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se ficando muito aborrecida. Desta maneira o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "dança da guerra" do lado de fora da caverna. A dança da guerra foi nomeada MEIKYO. MEIKYO é traduzido como "o espelho da alma". O nome antigo para MEIKYO era TOHAI, o qual está agora voltando a ser usado. ME, olho. MEI, inscrição na espada, sobre a origem da forja. KYO ação. MEIKYO, o espelho da alma.

UNSU: O KATA com estilo do dragão por mestre ARAGAKI, onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências chinesas neste KATA, sugerem que tenha sido certamente no continente chinês. O nome usado em OKINAWA é UNSHOU e significa "defesa contra a nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o UNSU. Este KATA também é chamado de UNTÊ por algumas escolas tradicionais de OKINAWA. UN, sorte ou destino. SU, número. UNSU, defesa contra a nuvem.

CHINTE: Neste KATA podemos observar vários tipos de posições e posturas, há pouca informação sobre este KATA. CHIN, raridade ou curiosidade. TE, mão ou braço ou a pata de um animal.

GOJUSHIHŌ-DAI: Este KATA é oriundo da região de SHURI, SHURITÊ, da ilha de OKINAWA. Esse KATA hoje é dividido em dois, sendo: GOJUSHIHŌ-SHŌ e GOJUSHIHŌ-DAI. Seu antigo nome é HOTAKU, que significa pássaro carpinteiro. Na China, esse KATA era chamado de HAKUTSURU, os cinquentas e quatro passos da pantera negra. GO, cinco. GOJU, SHIHO, execução pelos lados, ou ângulos. HŌ prática, exercício, treino, caminho ou andar. GOJUSHIHŌ-DAI, cinquenta e quatro passos.

GOJUSHIHŌ-SHO: Este KATA, também tem origem em OKINAWA, significa os pequenos cinquenta e quatro passos. SHŌ, primeiro. A maior parte deste KATA baseia-se na existência imaginária de cinco a dez inimigos, o praticante estuda as técnicas de defesa e ataque juntamente com os próprios movimentos.

WANKAN: Este KATA é originário da região de TOMARI, TOMARI-TÊ, da ilha de OKINAWA. Os nomes antigos para esse KATA são MATSUKA e WANKWAN. WAN o antebraço. AN, esquema. KAN, escola, faculdade ou universidade. WANKAN, coroa do rei, ou coroa imperial.

Particularidades em um KATA: Todo KATA  deve ser executado seguindo uma determinada linha que chamamos de EMBU-ZEN. Alguns KATAS são executados em linha reta, outros em linha T, H e outros em linhas mais complicadas. Qualquer pessoa pode praticar um KATA, pode ser em qualquer lugar. Não requer qualquer equipamento ou roupa específica.

Já que todo KATA foi organizado racionalmente, de modo a melhorar o desempenho do sistema muscular e de bases para frente, para os lados, para trás, para cima e para baixo, são tido como exercícios excepcionais para desenvolver cada músculo do seu corpo, assim como também para aperfeiçoar cada posição.