O KARATÊ e sua Ciência.

Posturas (Formas, equilíbrio, centro da gravidade)


O KARATÊ, no aspecto fisiológico, apresenta características ao trabalho integral do corpo, aumento da flexibilidade e elasticidade, resistência muscular, explosão, equilíbrio e exercícios momentâneos de rápida ação muscular das contrações e descontrações, e a máxima extensão e encurtamento das fibras e tendões.


Estas ações e trabalho das fibras e tendões, serão sistemáticas e coordenadamente transferidas numa ação biométrica bem organizada.

Visa, também, aumentar o potencial dos diferentes níveis de desenvolvimento muscular do corpo humano, adaptando-se a qualquer sexo, idade e biotipo dos praticantes. A natureza do trabalho do KARATÊ exige movimentos rápidos em reflexos; portanto é importante o aquecimento, através dos exercícios de flexibilidade gerais.

Para bom desenvolvimento em potencial o atleta deve preparar-se com os exercícios de flexibilidade e elasticidade, boa modalidade articular, capacidade de máxima extensão e mínimo encurtamento das fibras musculares. Em caso contrário suas forças serão tomadas e acumuladas nos próprios músculos e nas articulações, aumentando o fator cansaço, diminuindo o rendimento nos treinamentos, não conseguindo descarregar 100% das suas capacidades, prejudicando-se a si próprio.

Isto é, o corpo cansa-se com sua própria força. Daí a grande importância do estudo de boas posturas, formas de lutar e equilíbrio do corpo, que se relaciona com o centro de gravidade do mesmo.


Velocidade e potência.


A velocidade deve ser resumida como resultado em potência. KARATÊ não é a luta da massa muscular e sim da velocidade aumentada.

A prática do KIHON (exercícios básicos de KARATÊ) está ligada ao aumento da velocidade.

Um CARATECA (atleta de KARATÊ) bem treinado faz com que o seu soco chegue à velocidade de 13 m/s. o que pode equivaler a 700kg de potência aproximadamente. Assim, nos treinamentos musculares, aconselha-se o uso de pesos leves com movimentos ligeiros em grande número de repetições (500 a 1000 repetições por série). O uso de aparelho "MAKIWARA" (Tábua de socar) também servirá ao aumento de potência nos golpes. Visando a aceleração da velocidade, outra forma de treinamento é ampliar a distância do percurso nos golpes.


Concentração


Os golpes serão fracos e limitados se dependerem exclusivamente da força do braço ou da perna. A força é aumentada quando reunidas todas as forças do corpo em um objetivo.

Denomina-se "KIME" a força da concentração ou união das forças parciais do corpo.

Se aplicarmos um golpe com 100% de concentração este resultará em zero ou estado de estaca inicial. Assim, se aplicarmos uma força de 70% no oponente, 30% são acumulados no nosso interior, e estes 30% da força servirão como freio à própria ação posterior, resultando no aumento progressivo do cansaço.


Ritmo


O ritmo é muito importante no rendimento do trabalho.

Quem conseguir dominar perfeitamente o ritmo, cansa-se menos e aumenta a produção. Mas o ritmo, em esporte, é bem mais complexo do que os ritmos musicais. Todos os veteranos em esportes conhecem seu ritmo. Criam sua própria maneira de luta e facilitam a escolha do tempo exato da aplicação de seus golpes prediletos.

A prática do KATA (treinos de golpes com a imaginação dos adversários em volta) auxilia grandemente na aquisição do seu ritmo em luta.


Tempo ou momento exato à aplicação do golpe.


Mesmo que se possua a força e a velocidade, se não se conseguir pegar o adversário, os  golpes não terão efeito. Golpes aplicados precipitada ou tardiamente só servem para facilitar o contra-ataque do adversário, perdendo-se o próprio equilíbrio. Inclusive, na execução do golpe, deve-se eliminar o máximo de impulsos auxiliares que facilitam a leitura de suas intenções e objetivos pelo adversário.


Uso do quadril


A utilização dos quadris e a contração do abdômen (ventre interior) vem tendo grande importância na prática de esportes, principalmente no KARATÊ. A região do umbigo, chamada de "TANDEM", é considerada o centro de gravidade do corpo humano.

Contrair o "TANDEM" significa contrair o ventre interior, que facilita a aquisição do bom equilíbrio, aumenta a pressão interna do corpo e resiste melhor ao impacto. Auxilia inclusive na sustentação da coluna vertebral em posição ereta, que é a posição básica para a saúde e para a aplicação dos golpes de KARATÊ em geral.


Respiração


Basicamente há dois tipos de respiração: a ativa, praticada durante a luta, e a passiva, praticada durante a concentração. Na respiração ativa, deve-se armazenar na barriga (TANDEM) 60% do ar, a fim de resistir a qualquer impacto e aumentar o equilíbrio. A cada ação, faz-se movimentos breves de expiração (20%) e inspiração (20%) do ar, estes precisam ser imperceptíveis para que o adversário não antecipe a ação. A respiração passiva caracteriza-se pela participação da mente. Permite o alívio das tensões e o controle emocional e aumenta a oxigenação, fortalecendo os músculos. Pode ser contraída - esforço na expiração, estimulando e aliviando o conjunto muscular, ou descontraída - domínio do relaxamento. Em ambas, deve-se descrever mentalmente o circuito dorso-frontal e realizar a respiração completa: o ar é inspirado pelo nariz, passa pela testa e crânio, desce pela nuca e coluna vertical até os rins, volta pela barriga, plexo e faringe e, finalmente, é expirado pelo nariz e, se necessário, pela boca.