Introdução Filosófica ao Karatê.

Para os praticantes de KARATÊ existem os seguintes temas:

  • I   -  Esforço para a formação do caráter;
  • II  -  Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;
  • III -  Criar o intuito de esforço;
  • IV -  Respeito acima de tudo;
  • V  -  Conter o espírito de agressão.

A expressão "KARATÊ" é derivada de uma expressão desenvolvida e usada na filosofia de Zen, que pode ser considerada, em sua verdadeira origem, como uma parte integral da filosofia oriental. A palavra "SORA" que também se pronuncia "KARA" OU "KUU", representa o universo. Em termos de pensamento "ZEN", contém o at ou processo de libertação da pessoa do seu ego, conseguindo um estado demente que não é afetado por nada, isto é, estado de inexistência.



Este "estado" significa aqui, o esforço para livrar a pessoa de qualquer tipo de desejo e desenvolver um caráter respeitável.

Pode ser dito, portanto, que o verdadeiro propósito do KARATÊ-DŌ é treinar de tal forma que possibilite, ao praticante, viver de maneira agradável e digna, sem criar problemas a outros, sem temer o forte ou poderoso, sem se humilhar ante homem de influência e sem se tornar cego pelas riquezas terrestres. Existe o equilíbrio através das palavras IN e YOU, ou Noite e Dia; estes dois em conjunto, formam o Universo, numa combinação do positivo e negativo. Como o dia complementa a noite, simboliza a filosofia do KARATÊ-DŌ, que é a de brilhar tal como o sol e ser repleto de amor, paz e graças, tal como a lua, um estado de arte a ser conseguido através da busca dos princípios e da verdade realista da grande natureza.

Famosa expressão do mestre FUNAKOSHI - "KARATÊ NI SENTE NASHI", explica claramente o objetivo do KARATÊ, que é conter o espírito de  agressão. O KARATÊ caracteriza-se por procedimentos de respeito e etiqueta, porque era praticado pelo nobres.

Assim nota-se a atitude de respeito nas práticas de "KATA" (luta imaginária), as quais sempre se iniciam com técnicas de defesa, mostrando-nos ser incabíveis as reações agressivas, qualquer que seja a situação, época ou lugar.

Entre os praticantes de KARATÊ imaturos existem elementos que, agindo sob o descontrole emocional, veem-se envolvidos em conflitos físicos; contudo, isto é inadmissível, sendo necessária uma atitude consciente para que haja a real avaliação da causa, discernindo o melhor modo de agir.

É muito comum que o principiante de KARATÊ, notando seu rápido progresso, seja levado por uma onda de impetuosidade, sentindo a necessidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos. Esta ideia distorcida deve ser sanada a tempo para que não o afaste do real objetivo do KARATÊ. Em KARATÊ não existe agressão na sua extensão, e sim nobreza de espírito, domínio da agressividade, modéstia e perseverança; possuir suavidade no seu exterior mas, quando necessário, ter coragem de enfrentar milhões de adversários, vibrar no seu interior.

FUNAKOSHI com 20 ensinamentos:

01. O KARATÊ inicia-se e termina com saudações.
02. No KARATÊ não existem golpes de agressão.
03. O KARATÊ apoia o caminho da razão.
04. Conheça-se a si próprio, antes de julgar os outros.
05. À princípio lapidar o espírito, depois a técnica.
06. Evitar o descontrole do equilíbrio mental.
07. A falha surge com a acomodação mental e física.
08. O KARATÊ não se limita apenas à academia.
09. A essência do KARATÊ se descobre no decorrer da vida.
10. Dará frutos quando associado à vida cotidiana.
11. O KARATÊ é igual a água quente: se não receber o calor constantemente, ela esfria.
12. Não pense em vencer, mas não pense em derrota.
13. Mude a sua posição conforme o tipo do adversário.
14. A luta depende do bom manejo da teoria de In (negativo) e You (positivo).
15. Imagine que seus membros são espadas.
16. Para o homem que sai do seu portão, existem milhões de adversários.
17. No princípio seus movimentos são artificias, mas com a evolução, tornam-se naturais.
18. A prática de fundamentos deve ser correta, enquanto, em uso, torna-se diferente.
19. Domínio do seu corpo na coordenação, na força, na velocidade e elasticidade.
20. Estudar, criar e aperfeiçoar-se constantemente.