A História da Associação.

Abaixo você confere a história dessa Associação contada pelas próprias palavras do Sensei Nathan:


Assim nasce os Filhos do Tigre, no crer em outras vidas, em outros mundos no plano espiritual, no meu caso a história é longa e rica, fui um revolucionário que não perdeu seus ideiais em meio a uma família  extremamente religiosa.

Foram necessários longos anos, para aprender o pouco do que sei sobre as artes marciais, o destino e as escolhas que fazemos, mas a percepção essencial me veio numa fração de segundo e hoje estou aqui, descobrir-se um "Bushi" leva tempo, (cria-se o senso Monono-Aware), sem isso somos uma campina árida, sem flores nem luar. Ser apenas forte tornou-me semelhante a tempestade de dois dias atrás, com o "Monono-Aware" tornei-me compassivo, capaz de compreender e comover-me com a insignificância de todas as coisas terrenas.



Devo muito ao Sifu Dirceu Amarau de Camargo, ao Sifu Li Wing- Kay que me introduziram na arte do (Wu-shu), à família Pichoneri, que me levaram para o Karatê-Dō, foram anos difíceis, mas gratificantes, ambos com seus ensinos, com modos diferentes de me fazer e perceber as coisas. Em ambos os lados existe uma ciência militar, baseada no raciocínio lógico, e do outro o caminho essencialmente espiritual.

Nem que leve mil anos, não vou conseguir apagar da face da terra as marcas das ações dessas pessoas.

Com o passar do tempo tive outros mestres, vou vivendo, aprendendo, recebendo doutrinas, afinal doutrina é um tema que desperta o interesse nos mais diferentes segmentos do meio marcial, seja os contemporâneos, seja os acadêmicos ou os laicos. As diversas artes não fogem às regras de compreensão da relevância da análise do tema doutrina em arte marcial, uma vez que entendo que uma correta compreensão do que é doutrina nas artes marciais e de suas áreas afins e imprescindível para todo artista marcial, visto que a mesma constitui-se como elemento balizar de nosso sistema de crença e, por conseguinte, de expressão da vida marcial.

A origem do termo doutrina chegou nos através do latim: "Doctrina", cuja forma verbal é "docere", isto é ensinar, instituir.

A partir desta perspectiva etimológica podemos principiar a compreensão de que a doutrina das artes marciais pode ser entendida como um conjunto de princípios sistemáticos por meio dos quais instruímos pessoas.

A origem do termo "Filhos do Tigre Karatê-Dō", foi tirado muitos anos atrás, lendo um gibi (revista em quadrinhos), a qual sou fã até hoje, e de experiências com orientais com quem convivi muitos anos, vindo de uma família cristã protestante, naquela época as arte marciais no conceito familiar era algo diabólico, por isso no início fomos revolucionários, hoje mudou o conceito, com certa medidas e variações, já sou aceito como artista marcial.

Com o passar do tempo, declinando o fanatismo constataram na minha vida que as doutrinas do mundo marcial e a teologia espiritual sob uma perspectiva pessoal haviam tornado a mim, um novo homem.

No conceito familiar as doutrinas marciais apareceram com um novo sentido, fazendo-os lembrar certo homem, que gostava de pintar telas, ganhou um belo dia, um pavão muito colorido. E não muito satisfeito começou a dar retorque de tintas todos os dias no belo animal. Após alguns dias a referida ave já estava quase desfalecida e o pintor começou a tentar uma nova reanimação. Sem obter sucesso perguntou a ave o que precisava fazer para ela não morrer, foi quando em voz trêmula e fraca a ave respondeu:

"Não precisa enfeitar, é só alimentar."

Moral da história: O pavão já é colorido e muito bonito por natureza e não precisa ser pintado ou retocado, mas só alimentado e respeitado, para que sua saúde e beleza sejam renovadas.

A arte marcial na minha vida é uma flor rara e fascinante e, assim com as estações do ano surge e passa. Ela não é nada mais que transição, movimentos, eterno evoluir, assim como a vida.

As artes marciais são a flor que desaparece e tão logo surge, renasce constantemente e vive para sempre. Sabemos que pássaros existem cantando em todos os lugares, mas seu timbrado soa diferente dependo do local e da disposição do ouvinte.

Sabemos que mestres existem, ensinando em todos os lugares, mas seus ensinos precisam ser questionados.

O caminho do praticante de artes marciais é o instrumento capaz de dar vida às pessoas, governar a sociedade, proporcionar a quem trilha a grande paz da suprema iluminação é enfim, em sua essência, a expressão do sonho de compartilhar com todas as pessoas a alegria de viver eternamente em paz.